quarta-feira, 2 de junho de 2021

Atualização Patrimonial: Maio 2021 - R$ 55.322,86 | +1,13%

Salve pessoal, como vão?
Mais um mês de muitas mudanças por aqui! 😲



Para começar, Maio foi o mês que resolvi desinvestir boa parte do meu patrimônio em IRB Brasil. 😯

Cheguei a ter 10K ações, hoje somente 500.

Bom, a razão pela qual tomei essa decisão não é porque não acredito nos fundamentos da empresa, mas devido a intensa manipulação na cotação do ativo, para mim é inconcebível pensar que uma empresa do porte do IRB estar nos preços atuais, ainda mais com o Ibovespa beirando os 130K

Apesar de gostar dos dados apresentados pela empresa, tive que priorizar a rentabilidade do meu patrimônio, não ser emotivo e agir com racionalidade.

Boa parte do dinheiro da venda das ações do IRB foram para os fundos imobiliários (mais detalhes estão na seção Aporte).

Talvez a meta de alcançar 120k esse ano possa ter ido para o buraco, mas a de obter 5K em proventos ainda continua. 😎

Uma outra parte do dinheiro, cerca de 5K, foi investido no terreno, fazer o muro, terraplanar, etc. Talvez no próximo mês já coloco esse terreno para venda.

E cerca 5.3K foi usado para mandar dólares para a minha corretora de Forex, que deu cerca de U$ 1.1k.

Carteira

A minha carteira de modo geral ficou no 0x0
Esse resultado positivo de 1,13% foi puramente devidos as operações com FX.



Rentabilidades

Resultado neutro esse mês...

Variação Patrimonial: (3.275,26)
Como já mencionado, esse dinheiro foi investido no terreno.

Rentabilidade Geral: +1,13%
Essa rentabilidade foi devido as operações com Forex.

Ações: +1,82%
Nesse mês comprei algumas ações da Copel que subiu bem, e IRB subiu alguns poucos cents. Apesar do resultado positivo, ficou bem abaixo do Ibovespa esse mês com seus +6%!

Fundos Imobiliários: -0,17%
Ficou no 0x0, aqui achei até pouco porque muitos dos FII's que tenho estão passando por emissões, e em momentos como esse o valor das cotas tendem a dar uma baixada.

Forex: +10,44%
Fiz algumas poucas operações, mas certeiras. 

Aporte

Valor aportado em Maio: (R$ 3.893,49)

Comprei muito DEVA11. 😄

Participei das emissões de HCTR e DEVA.
Iniciei posição em CPLE3VSLH e TORD



Proventos

Proventos recebidos em Maio: R$ 68,60


Resultado fraquíssimo esse mês! Mas mês que vem deve dar um salto. 
Talvez até quintuplicar.

Distribuição da Carteira

Depois de todas essas alterações que fiz na carteira, ficou assim:



Evolução Patrimonial

Mantendo-se estável na região dos 55K.


No mais...

Tudo estável no geral. Sem grandes novidades.

Até mais! 🖖








8 comentários:

  1. Faala mestre. Fiquei curioso, até pq tenho IRBR3 em carteira. O que te faz pensar que há manipulação na cotação da empresa?
    Abraaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LFP!

      Porque apesar da empresa estar apresentando lucros, se reerguendo, a cotação continua estacionada na casa dos 6,xx já há alguns meses.

      Mais informações: https://www.suno.com.br/noticias/irb-brasil-irbr3-area-tecnica-cvm-processo-adminsitrativo/

      Abraço!

      Excluir
  2. Eai Axel, beleza!

    Logo com a venda do terreno vai gerar um bom dinheiro pra aportar hein,

    No mais, belo fechamento, com relação a irb sigo segurando a mesma, mas no meu caso ela representa uma porcentagem pequena do patrimônio. Acredito nos fundamentos dela até então, vamos ver onde isso irá parar. Tenho duas compras, uma em 2018 e outra, recente, mês passado, agora só segurar pra ver.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá One! 🖖

      Isso é o que eu espero, rs.
      Também sigo confiante nos rumos da empresa!

      Abraço!

      Excluir
  3. Axel, parabéns pela evolução. É importante rever os fundamentos de nossos investimentos de vez em quando, e vender aquilo que não concordamos mais, como você fez com ações da IRB.
    Continue na caminhada, pois o importante é seguir o planejamento, e acertar mais do que errar.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É, meu amigo. Como eu falei na última postagem. Precisa ter muito culhão pra suportar o sobe e desce da IRBR3 ao sabor das manipulações das baleias da B3. Eu acho que você fez a escolha certa. Às vezes é melhor dar um passo atrás e em seguida dar dois passos a frente. Com certeza esse valor que estava aportado em IRBR3 você vai recuperar em outras ações logo logo. Realmente, a meta dos 120k vai ficar meio difícil esse ano, mas quem sabe uns 80~90k dê pra você alcançar, hein? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Endividado!

      Esse sobe e desce da IRB nem me incomodava tanto, como mencionei tive que dar prioridade ao meu patrimônio, com a cotação parada já a algum tempo nos 6,xx não me beneficiava a alcançar os 120K no ano, tive que priorizar a outra meta, a de proventos, 5K.

      Caso eu venda esse 2° terreno com certeza os 90K+ é palpável. 😃

      Abraço!

      Excluir