sábado, 1 de maio de 2021

Atualização Patrimonial: Abril 2021 - R$ 58.598,12 | -3,68%

Olá blogosfera e anons! 🖖

A sangria parece não ter fim! Já está -15% nesse ano por aqui! 👀



Algumas reviravoltas no mês de Abril por aqui! 😲

Era para ser mais um mês "tranquilo" por aqui até que resolvi vender 120 cotas do FII HCTR e completar 10K ações de IRBR3! Mas não parou ai.. 😮

Fiquei apenas alguns dias com 10K ações de IRB, até que alguns dias atrás apareceu, acredito eu, uma boa oportunidade na aquisição de um terreno muito próximo do meu comércio, é um terreno pequeno com 5,4m de frente por 10,5 de fundo, fica na avenida principal, assim como meu comércio, fica num local bem estratégico, um bom ponto para comércio, após algumas considerações comprei o terreno por 10K. 😃😈

Para isso tive que me desfazer de 2K ações de IRB

Porém essa operação que fiz não foi sem riscos, o local que esse terreno está localizado foi uma invasão à cerca de 6 anos atrás, o antigo proprietário não pagou os impostos devidos e o local foi cedido a prefeitura, por isso o valor tão baixo pago!

Mas as chances de desocupação do local são bem baixas, mas mesmo assim foi uma jogada arriscada que fiz, se essa operação vingar, posso ter um bom lucro nisso! 😎

Recentemente alguns funcionários da Prefeitura foram lá para tirar as medidas dos terrenos e possivelmente regularizar! 

Então o que comprei por 10K posso vender por uns +40K sem problemas após regularizado!

Ainda estou avaliando as opções, segurar e esperar regularizar e vender com 400% de lucro ou construir um ponto de comércio e alugar... 🧐

Carteira

Em Abril o índice Ibovespa subiu quase 2%já por aqui caiu quase 4%... 🙄😯

O carro-chefe da minha carteira, com alguns já sabem é o IRB Brasil (IRBR3), atualmente tenho 8K ações!

Queria ter fechado em 10K ações mas apareceu essa oportunidade descrita acima e não resisti! 😅

É incrível a manipulação de preços nas ações do IRBR3 pelo UBS, Morgan e companhia e a CVM em estado letárgico! Fico bem indignado com uma falcatrua dessas! 😡



Rentabilidades

Péssimo! 😲

Variação Patrimonial: (12.250,37)
Como mencionado acima, retirei boa parte desse dinheiro para a aquisição do terreno!

Rentabilidade Geral: -3,68%
Tá fogo. Todo mês isso! Mas paciência é a chave!

Ações: +0,02% 

Tenho somente IRB na carteira de ações, a cotação chegou a subir mais de 10% mas devolveu tudo no final de Abril. No aguardo da divulgação de Guidance e Resultado do 1 tri de 2021.

Fundos Imobiliários: -12,73% 
Não foi para tudo isso, provavelmente coloquei um valor a menos no fechamento!

Forex: -71,30%
Aqui o valor está bem pequeno, por isso essas variações bruscas. Mês que errei a mão em quase todas as operações. Tenho que manter a cabeça fria aqui.

Aportes

Valor de Aporte em Abril: (R$ 10.010,01)



Proventos

Proventos recebidos em Abril: R$ 296,96


Mês que vem irá vir bem baixo... 😪

Evolução Patrimonial

De volta ao patamar de novembro de 2020! 🙁



Distribuição da Carteira

A minha carteira após todas essas mudanças ficou desse jeito:



No mais...

O mês de Abril para mim foi muito atípico, com destaque:
- Não tinha planejado comprar um terreno; 
- Mês que fiz muitas compras, além do normal, de mobília para meu comércio; 
- Pessoalmente, comprei algumas barras e anilhas para musculação em casa e suprimentos; 
- Reformulação do meu quarto, pintura e troca de algumas mobílias;

Enfim, gastos pra cacete, mas tentarei continuar a aportar, nem que seja R$ 400 mas aporto! 👍

Estamos quase no meio do ano e ainda falta 60K para chegar no meu objetivo financeiro deste ano que é 120K, não sei se chega, não custa sonhar! 😄

Caso eu venda um dos terrenos e a cotação de IRB contribua, talvez chegue lá! 😈

Até a próxima! ⭐⭐⭐

16 comentários:

  1. Cara, eu não entedo de ações. MAS, não seria interessante em investir na bolsa americana? A Telsa, por exemplo, está em promoção esses dias e tem valorizações atronomicas no longo prazo. A corretora que usei, na breve experiência que tive com ações da nasdaq, foi a Avenue.

    Só acho que os retornos podem ser melhores que na B3, principalmente agora em pandemia. Vou acompanhar suas atualizações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamonha! 😁

      Futuramente eu pretendo sim investir no exterior, talvez quando chegue nos 100K eu faça essa diversificação!

      Abraço!

      Excluir
  2. Interessante essa sua história do terreno, jogada de risco. Eu não conheço muito sobre compra de terrenos e praticamente não sei nada sobre as garantias jurídicas de terrenos enrolados.

    O importante é que você tirou a grana dos investimentos no mercado financeiro para investir em terrenos e não para gastar.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pi,

      Sim é isso mesmo! Acredito que essa operação possa render bons frutos no futuro, acredito que valha o risco. 😄

      Abraço!

      Excluir
  3. O investimento em anilhas e as barras são excelentes, eu tenho em casa um espaço parda academia e você poder treinar e cuidar do corpo a hora que bem entender é ótimo. Abraços, Axe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande One!

      Com certeza um ótimo investimento! ⭐

      Abraço!

      Excluir
  4. Caraca, Axel. Confesso que admiro sua coragem de continuar aportando em IRBR3. Eu confesso que quaaaase cheguei a comprar as ações no começo de 2020, mas depois de tudo que aconteceu eu fico com muito pé atrás pra investir na empresa. Também se sua tese estiver correta, você vai lucrar uma paulada quando as ações voltarem a bombar. Por enquanto você vai ter que amargar esses "prejuízos" momentâneos enquanto todo o mercado vai na contra-mão (maioria das carteiras que tenho visto tem sido positiva em 2021). Mas é na contra-mão que a maioria enriquece. Então vou torcer para que sua premiação venha logo logo. Abraços, irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Endividado! 😃

      É complicado ver a cotação estacionada a quase 1 ano no mesmo lugar, mas é preciso ter paciência, IRBR3 hoje é disparado a ação mais manipulada da B3, acredito que em breve ela vá valorizar e ajudar meu patrimônio um pouquinho. 😁

      Abraço! 🖖

      Excluir
  5. Cara você tem os aportes bons, era pra estar decolando, não consigo entender a sua rentabilidade.
    Vi que a carteira caiu bem em março de 2020 (igual a de todos), mas já devia ter recuperado.
    Não sei se você gira muito o patrimônio, ou fica muito concentrado em alguma coisa.
    Eu acho o Bastter muito bruto, mas as vezes as pessoas precisam de umas voadoras, talvez valha a pena olhar um material grátis dele no youtube, pode até ser os vídeos de 10 anos atrás, ainda são validos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mendigo!
      Que de mendigo não tem nada.. 😂

      Acontece que estou super concentrado em IRBR3, onde a cotação está estacionada no mesmo lugar há quase 1 ano, mas ainda não perdi as esperanças! 😁


      Abraço!

      Excluir
  6. Olá Axel,

    Paciência é a palavra chave. Ainda estamos em momento de pandemia e o mercado continuará oscilando.

    O terreno é uma boa jogada, vale sempre a pena variar as oportunidades de novos negócios.

    abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VAR!

      É preciso ter paciência mesmo! Mas não é fácil ver os outros decolar e você ficar parado, tento manter a cabeça fria. 😃

      Sobre o terreno, é foi uma grande aposta, que se vingar, vai dar um bom retorno! 😁

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá, Axe. Tudo bem?

    Não entendo nada sobre terreno/imóvel, mas desejo sucesso no seu investimento.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PC!

      Tudo bom sim! 🖖
      Obrigado e sucesso igual à você. 😁

      Abraço!

      Excluir
  8. Sei que você não pediu opinião. Mas vou replicar oque meu pai sempre me aconselha.

    Cuidado com terreno! é o famoso dinheiro fácil de ir, mas dificil de voltar. Terreno não é dinheiro. É diferente de um veículo que se você precisar vende, mesmo que um pouco a menos. Já vi nego na hora do aperto vender terreno de 50 por 20k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão!

      Toda critica construtiva é bem vinda! 👍

      Sobre o terreno, acredito que que tenha uma boa liquidez devido a sua boa localização. Quanto ao preço, o vendedor estava "apertado", vendeu o terreno que creio que vale, no mínimo, uns 20K do jeito que está, por 10K pra mim, eu posso ter uma boa margem de lucro caso revenda. 😄

      Abraço! 🖖

      Excluir