sábado, 1 de agosto de 2020

Atualização Patrimonial: Julho 2020 - R$ 39.526,75 | -9,85%

Salve!
Vamos a mais um fechamento mensal! Julho de 2020.



Quase chegando nos 40K!


Carteira

A minha carteira nesse mês desvalorizou-se de 9,85%, indo na contramão do Ibovespa que valorizou 8,26%, resultado este, em grande parte, causado pela queda de 15% nas ações de IRBR3, minha maior posição (e que ainda vou aumentar, mais detalhes abaixo).







Rentabilidades

Rentabilidade Geral: -9,85%
Ações: -14,11%
Fundos Imobiliários: -3,24%
Variação Patrimonial: R$ 6.851,45
Forex: Quebrei. Mais detalhes abaixo!


Aporte

Mais um mês com um aporte violento de R$ 11.169,10! 🚀

É o meu novo recorde de aporte mensal! 

Tal aporte foi devido à algumas reservas não contabilizadas aqui no blog e também a um ótimo resultado mensal da minha loja, porém excepcional, devido a certos serviços que estou fazendo nesse período de pandemia, é algo bem específico e com data de fim. 😪


Operações realizadas em Julho de 2020


Evolução Patrimonial



Proventos

Mais um recorde quebrado! 
Proventos recebidos: R$ 104,45!
No fechamento anterior citei ter como meta chegar nos R$ 100 mensal em proventos até o final do ano, já consegui nesse mês! 🚩



Alocação da Carteira




Ações

Nesse mês aumentei posição em IRBR3 - 169 ações e TIET11 - 40 ações.
Iniciei posição em: WIZS3 - 100 ações, MYPK3 - 50 ações, SAPR4 - 100 ações


Bem exposto à IRB né? vai aumentar...

Mês que vêm, talvez, entre mais 2 empresas no meu portfólio. Por enquanto estão na "lista de observação".

IRB

No dia 09 de Julho o Conselho de Administração do IRB aprovou um aumento de capital de no mínimo R$ 2.1 bi e máximo 2.3 bi, à um preço de emissão de R$ 6,93

Eu possuía até a data de 13 de Julho, "Data de Corte" a quantia de 1200 ações, tenho o direito de subscrever 431 novas ações. 

Como eu acredito na companhia e tenho uma visão de longo prazo para investimento, irei realizar a subscrição e talvez comprar mais ações para fechar em 2000 ações.

Obs.: Não é recomendação! É apenas para deixar registrado aqui no blog, daqui uns 5 anos volto nesse post para ver o que aconteceu, rs.


Fundos Imobiliários

Em Julho aumentei posição em HCTR, HABT e RBRF.


Forex

Quebrei a conta! 😮 por ser uma quantia pequena não interferiu muito no resultado esse mês. 
Ainda tenho alguns dólares na reserva que usarei para trading novamente, mas agora tentarei abordar esse negócio de forma diferente, unir a análise fundamental e técnica; diminuir a alavancagem; menor exposição a pares de moedas voláteis, exemplo: GBP/xxx; ter um alvo menor; tentarei desta forma trazer mais estabilidade nos resultados mensais apresentados aqui.


Conclusão

Mais um ótimo mês! apesar da rentabilidade negativa, estou confiante no longo prazo, porém não muito certo no curto/médio prazo. 

Com as eleições americanas se aproximando - e o que acontece no exterior reflete aqui; com a Tributação de Dividendos voltando a ganhar destaque - podendo trazer volatilidade nas cotações, sem contar o Coronavírus e a atual situação da economia, recentemente  a taxa de desemprego alcançou 13,1%.


Vou continuar aportando, mas também continuar a refazer o caixa para oportunidades.


O aporte do mês que vêm não será da mesma magnitude do deste mês, estou pensando em por em prática fazer empréstimos, e para isso preciso ter caixa, em espécie. 


Futuramente, também penso em fazer empréstimos P2P, mas talvez só o ano que vem, mas desde já estou elaborando planos.

E para finalizar, deixo esse vídeo para vocês assistirem: 

BOB PROCTOR A ARTE DE CRIAR ABUNDÂNCIA E RIQUEZA NA SUA VIDA



Até a próxima!

17 comentários:

  1. Boa meu amigo, isso mesmo, não desista mesmo em queda, pois só os fortes vão sobreviver aos desafios. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Axel, como consigo esse gráfico de Evolução/Meta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão,

      Nessa planilha:
      https://mega.nz/file/lLISDCbZ#K4F2ohFMwQxVS4ADbYAUQPxUFHtVsPcEI2pSkw7KPYE

      Abraços!

      Excluir
  3. caso queira aumentar o numero de visitantes no seu blog recomendo falar mais sobre sua vida pessoal e suas opiniões isso atrai pessoas...

    ResponderExcluir
  4. Tome cuidado só com o desequilíbrio da carteira. Tudo bem vc confiar na IRBR e tal, mas se ela subir consideravelmente até o final do ano vc vai ficar muito concentrado só dela, já planeja com vc mesmo se isso acontecer se vc prefere vender e rebalancear ou se vai aguentar a oscilação da carteira somente nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TR,

      Obrigado pelo conselho! Já tenho alguns planos em mente quanto a isso. Estou bem exposto a ela no momento, porém futuramente irei diluindo sua relevância na carteira por aplicar em outras empresas.

      Abraços!

      Excluir
  5. QUE PAULADA ESSE APORTE!
    Não conhecia seu blog, mas vi que me adicionou na lista de blogs, estou retribuindo. E começarei a acompanhar seu conteúdo.

    PS: Também comprei HCTR11 esse mês.



    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr Renda!

      Valeu! logo logo você chega nos 200K!

      Abraços!

      Excluir
  6. Fala Axe! Com esses aportes monstros ninguém vai te segurar... sucesso, meu brother!!!

    Cara, GBPs são bem alavancados hein... opero de vez em quando o gbpusd, mas sou fã dos eur*** e os aud*** esses como base são os que mais olho! Aliás, só olho esses, e de vez em qnd o índice ibovespa e o usdbrl(ambos só buscando uns long de compra)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá One!

      Obrigado! e igualmente à você também! 😎

      GBP é bem alavancado mesmo, vou parar de operar essa moeda por enquanto, até minha conta ficar maior e suportar um período maior de drawdown.

      Também gosto muito de operar os pares de EUR e AUD, assim como CAD!

      Não conhecia teu blog, já te adicionei no blogroll! ✔

      Abraços!

      Excluir
    2. Cara, valeu, tamo junto!

      Eu opero pouco, hoje em dia é mais para ter uma parcela do capital em dólares(com a doleta esticando cada vez mais é só alegria), estou no forex há uns 5 anos, procuro me manter sempre liquido para movimentar entre as corretoras e fazer um pouquinho por mês...

      Tu usa qual corretora? Atualmente eu divide as doletas entre Activtrades, FBS(onde uso uns robozinhos na cents rsrs), ICMarkets e FxPro.

      Qualquer dia faço um post sobre isso no blog, gosto do FX por dolarizar e a burocracia com o IR é menor do que ter ações, assim mantenho meus olhos no ivvb11... Deixando para investir diretamente lá fora qnd tiver mais tempo e capital.

      Abraços

      Excluir
    3. Uso a Pepperstone! faz uns 2 anos.

      Tenho o mesmo pensamento que você quanto a ter uma parcela do capital em dólar.

      Abraços!

      Excluir
  7. O mundo dos investimento é assim mesmo, o mês pode ter a carteira caindo -10%, mas lembre-se: pelo menos você investiu! Quantas pessoas simplesmente não torraram a grana?

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI,

      Verdade, quanto a essa queda de 10%, estou tranquilo, confiante no LP!

      A "manada" quando pega algum dinheiro logo pensa em como gastar esse dinheiro, não levando em consideração o futuro. Gastam como se não houvesse amanhã.

      Abraços!

      Excluir
  8. IRBR3 já derrubou muita gente esse ano. Eu tive prejuízos consideráveis com ela.
    Mas creio que se não falir tem sim a tendência de subir bem nos próximos meses, só não sei a partir de quando e também parei de acompanhar a empresa depois do último balanço.

    ResponderExcluir