domingo, 31 de janeiro de 2021

Atualização Patrimonial: Janeiro 2021 - R$ 68.362,29 | -6,65%

Salve blogosfera! 🤚🤚🤚

Fonte. Adivinha para quem vai sobrar?

Vamos ao primeiro fechamento mensal do ano de 2021!

IRB Brasil RE

E já adianto aqui, estou quase all-in em IRBR35K ações!

Vocês viram a PILANTRAGEM que a B3 fez no dia 29/01 com os papéis do IRB? 

Eu acho que teve cerca de uns 12 leilões no DIA! O tempo para negociar normalmente, se foi uns 30 min foi muito! 

Isso é a MANIPULAÇÃO em sua forma mais pura e explicita! 
Para prejudicar pequenos investidores e favorecer certas instituições com posição vendida no papel!


Para quem caiu de paraquedas e não sabe o que está acontecendo, segue abaixo alguns artigos que podem elucidar um pouco a situação:


Carteira

Neste mês o Ibovespa desvalorizou modestos -3,21%, pessoalmente acho que foi pouco, devido a toda instabilidade política em Brasília atualmente, e, entre outros fatores, uma outra possível greve dos caminhoneiros!

A minha carteira desvalorizou -6,65%, em grande parte devido as desvalorizações de IRBR3: -8,75% e SAPR4: -13,28%.



Agora IRB e Sanepar são as duas únicas ações em carteira que eu tenho!

No momento não tenho planos para mudar isso, faz parte da estratégia que tenho, talvez mude algo lá por meados de Julho ou final de ano!

Rentabilidades

Variação Patrimonial: (R$1.344,21)

Rentabilidade Geral: -6,65%
Ações: -10,31%
Fundos Imobiliários: +1,35%
Forex: -6,91%


Aporte

Valor aportado em Janeiro de 2021: R$ 3.525,30

Nesse mês zerei temporariamente minha posição em: BBSE3, MYPK3 e HABT11 e saí parcialmente de HCTR11 para aumentar ainda mais a minha participação em IRBR3, agora tenho 5K ações, com um preço médio de R$ 8,60.


Ultimamente como já podem ter percebido, venho comprando só IRBR e SAPR

Ambas com desempenho não muito bons, -8,75% e -13,28% respectivamente. 
Porém, acredito nos negócios, sigo firme!

Proventos

Proventos recebidos em Janeiro de 2021: R$ 388,45


No próximo mês os proventos irão vir bem mais baixos por causa da operação que descrevi acima, espero que isso seja temporário, a meta de bater 5 mil em proventos esse ano ainda está de pé!

Evolução Patrimonial

Pela primeira vez desde Março de 2020 irei encerrar o mês com um valor menor que do mês anterior! 😪😪


Alocação da Carteira

Com essa manobra de quase all-in em IRBR fiquei ainda mais exposto à ações, como podem ver abaixo. 


Só irei fazer alguma movimentação expressiva caso IRBR venha a ter alguma valorização significativa, se tiver, irei rebalancear, caso contrário, não tenho pressa em vender!

Ações

Teve um tempo que tive quase 10 ações em carteira, hoje tenho apenas duas, SAPR4 (17%) e IRBR3 (83%).


Fundos Imobiliários

Zerei temporariamente minha posição em HABT e diminui posição em HCTR (irei aumentar futuramente, nas emissões).


Forex

Fechei o mês negativo em -6,91%.

No momento em que escrevo tenho algumas posições vendidas em GBP/CAD (Libra vs Dólar canadense) atualmente em Drawdown.

Considerações Finais

Para mim, pessoalmente, mais um ótimo mês! 😁
Venho me alimentando e exercitando muito bem ultimamente, algumas pessoas inclusive já notaram a diferença, e para melhor! O que para mim foi uma grata surpresa! 😃😎

Espero continuar nesse ritmo nesse mês que vem!

No campo das finanças mais um ótimo mês na minha loja, com um bom faturamento!

Uma notícia não muito boa que tive é que um dos meus principais equipamentos da loja pode vir a falhar a qualquer momento... 🙄🙄, devido ao tempo de uso.

Logo, já adianto aqui: mês que vem o aporte vem bem menor pois irei fazer provisões adicionais para conter esse possível gasto. 😮🤨

No mais é isso!

#GOIRB

Até a próxima!

8 comentários:

  1. Bacana mano que você não desanima com o desempenho negativo.

    Também é interessante que você continua convicto em IRBR. Eu acho válido, se você acredita.

    Você tem algum prazo para liquidar IRB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Peão! 🖖

      "Bacana mano que você não desanima com o desempenho negativo."

      É estranho dizer mas estou bem acostumado com isso! Em compensação, venho aportar muito bem para o meu nível atual e a minha taxa de poupança está entre 80-85%.

      "Também é interessante que você continua convicto em IRBR. Eu acho válido, se você acredita."

      Sim, eu acredito nos fundamentos da empresa e a sua capacidade de gerar lucro, ao meu ver ela tem tudo para valorizar.

      "Você tem algum prazo para liquidar IRB?"

      No momento não, e posso ficar com elas até morrer... haha, caso o preço estique muito, talvez eu diminua um pouco a minha exposição e rebalanceie a carteira.

      Abraços! 🤚

      Excluir
  2. Oi Axel, boa tarde

    Também tenho uma boa posição em IRBR, adquiri em maio na baixa e também estou na expectativa.

    Sobre o seu equipamento vir a falha, vejo pelo lado meio-cheio do copo, e é bom ter recursos disponíveis para fazer os reparos.

    Depois comente sobre o impacto nos seus aportes.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VAR!

      Valeu e bem vindo!

      É verdade! e pode deixar! 😁

      Abraços!

      Excluir
  3. Parabéns pelo aporte mestre! E parabéns tbm pela coragem de concentrar tanto em um ativo só. Toma cuidado só com o lado emocional mesmo, só por vc saber o que tá rolando na B3 significa que vc está se emocionando por conta dessa excessiva concentração. E se ela nunca mais subir? Está tranquilo em aceitar perder dinheiro?
    Abraaço e sigamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LFP!

      Valeu! 😃
      Sobre o lado emocional, estou bem tranquilo, muito por conta da minha experiência com Forex, que me fez amadurecer um pouco o psicológico. 😄

      Sobre a concentração em IRB, estou ciente dos riscos e mesmo se sua cotação não valorizar, mas manter seus fundamentos, continuarei e aportarei mais nela.

      Abraços e Sigamos! 😁🖖

      Excluir
  4. Axel, parabéns pelo aporte. Tomara que a sua estratégia com IRB e Sanepar dê certo, para dar uma porrada para cima no seu patrimônio.

    Sobre o equipamento na loja, vale a pena colocar no orçamento da sua empresa um valor de CAPEX, compensando a depreciação dos ativos, justamente para essas manutenções ou mesmo compra de novos equipamentos. Isso poderia evitar sustos desagradáveis.

    No mais, que você siga crescendo na caminhada.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!

      Valeu! Espero que essa minha estratégia com IRB dê certo, se não minha meta de chegar em 120K vai pro brejo! 😂

      Obrigado pela dica! 😁

      Abraços!

      Excluir