quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Atualização Patrimonial: Setembro 2020 - R$ 49.648,62 | 1,97%

Salve!

Vamos ao fechamento de Setembro de 2020!

Patrimônio quase chegando nos 50K!

Passei reto os 45K! Era a minha meta do início do ano! 🤑🤑🤑

Carteira

Nesse mês tudo indicava ser mais um mês no vermelho, a carteira chegou a ficar -12%, em grande parte devido a uma queda acentuada de IRBR3 (maior posição em carteira), porém, na última semana do mês, após algumas notícias positivas, IRBR3 saiu de -23% para +7...8% o que contribuiu bastante para o resultado positivo nesse mês!

A carteira teve um resultado positivo de 1,97% enquanto o Ibovespa -4,80%.

Beijando os 50K... Ficou para o mês que vem! 😎🤑

Rentabilidade Detalhada

Variação Patrimonial: R$ 6.140,45
Rentabilidade Geral: 1,97%

Ações: 1,50%
Fundos Imobiliários: 2,16%
Forex: 27,03%

Aporte

Mas um mês com um bom aporte no valor de R$ 5.183,46!!!

Sendo:
R$ 1.479,70 para comprar ações; 
R$ 3.784,10 para comprar Fundos Imobiliários;
R$ 548,05 para a compra de U$ 100 trumps para os trades no Forex.

A compra de 10 BBSE3 fiz só com os proventos recebidos! 🤑

Dividendos

Mais um mês de recordes nos proventos! R$ 264,21!!!

Resultado em grande parte devido a distribuição recorde de  HCTR11 (minha maior posição em FII) de R$ 2,12 por cota "graças" ao IGP-M em níveis elevados (esse FII possui parte da carteira atrelada a esse índice).


Evolução Patrimonial

Patrimônio subindo na marra na base dos aportes violentos... 😂😂😂 


Alocação da Carteira

Nesse mês a maior parte do aporte foi destinada a compra de Fundos Imobiliários, principalmente HCTR11

Quero até o final do ano, ter ao menos 7...8% em renda fixa para oportunidades.



Ações

Aumentei posição em IRBR3, SAPR4 e BBSE3

Nota: Engraçado que essa compra de IRBR3 fiz no topo, pois após eu comprar a R$ 6,91, desceu até os R$ 5,34 por ação... -22%... mas no final do mês recuperou tudo e mais um pouco. 

Futuramente, vou tentar fazer as compras pelo meio ou final do mês, para tentar evitar um pouco essa "sardinhagem". 😁

A missão aqui é equilibrar a carteira! 😜


Fundos Imobiliários

Nesse mês aumentei bastante minha posição em HCTR11... agora tenho 100 cotas!

Pessoal

Tudo tranquilo por aqui, pelo menos comigo mesmo, com exceção de uma gripe no começo do mês que pensei que fosse esse vírus Made-in-China, mas era alarme falso, ainda bem! 😅😅

Infelizmente não posso dizer o mesmo de pessoas próximas... algumas perderam empregos, outro teve recaídas nas drogas mesmo após constituir família.

Este último inclusive está tendo algumas dificuldades para manter as contas da casa pois usa o pouco do pagamento que recebe para comprar drogas, mesmo tendo contas e 2 crianças pequenas para alimentar... situação muito complicada, minha vontade é de quebrar a pessoa... 😡 

"Emprestei" um dinheiro para que ele comprasse comida e itens para um bebê de 06 meses que ele tem, isso foi 1 semana após ele pegar o pagamento... 😪😪

Conclusão

Setembro de 2020 pra mim foi ótimo em todos os sentidos! 😁😎

Espero continuar nesse momentum em Outubro! 

Porém... nos aportes, é muito provável que aporte menos no mês que vêm pois estou tendo e vou ter umas despesas pesadas no âmbito pessoal, além de ter que comprar alguns materiais para a minha loja, além das reformas que acho que vou fazer e se não bastasse, vou reservar um dinheiro para ajudar a família desse sujeito que relatei acima, dá raiva, mas as crianças não tem culpa dessa situação. 😕😕

Abraços!

"Mire na lua. Mesmo que você erre cairá entre as estrelas." Norman Peale


11 comentários:

  1. Respostas
    1. E muito! E essa situação piorou bastante já nesse começo de mês, vou tentar relatar na próxima atualização.

      Abraços!

      Excluir
  2. IRBR3 é só emoção hahaha, essa saga dela é digna de história. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, se mês passado já foi aquela emoção, esse mês não está deixando por menos, já caiu 40% em dois dias, subiu 20% no outro, depois caiu 7%, é uma gangorra, rs.

      Abraços!

      Excluir
  3. Que bacana ajudar o próximo, concordo que as crianças não tem culpa, e um pai priorizando as drogas do que os filho é uma mostra do lixo que drogas são, mas tome cuidado para não financiar o consumo de drogas dele.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui bastante rigoroso quanto a finalidade do "empréstimo", a situação atualmente está bem complicada, não digo por mim, mas pelas pessoas próximas que estão sofrendo bastante com toda essa situação.

      Abraços!

      Excluir
  4. Acho que você vai ser um dos únicos esse mês a apresentar rentabilidade e positiva nesse mês sangrento rsrs.

    Fiquei na dúvida, qual sua meta de rentabilidade mensal?

    É cara, sobre a situação do dependente em drogas, é complicado demais isso. Por mais que se queira ajudar, a própria pessoa tem que se reconhecer dependente e querer largar. Enquanto não chegar nesse ponto, é muito difícil ajudar. Espero que você consiga ajudá-lo de alguma forma.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade.., rs.
      Minha meta era ter algo perto de 2,5% ao mês mas com a pandemia tudo foi por água abaixo, ainda bem que estou fazendo aportes além das minhas expectativas de começo de ano. 😁

      Esse parente não reconhece e não aceita ajuda (no momento...), e é bem cabeça quente e fechada, complicado mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  5. E aí Axel,

    Cara, parabéns pelo crescimento no patrimônio. A marca de R$50K é muito importante para manter você no caminho dos investimentos, evitando as recaídas consumistas.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,

      Valeu, o caminho não é fácil e a tentação as vezes de gastar (comprar carro principalmente... 😅) é grande, mas dai lembro onde quero chegar e quais meus objetivos de vida, daí a vontade some, rs. 😁

      Abraços!

      Excluir
  6. Grande, Axel! Sempre que vejo no teu blog sobre o Forex me vem a cabeça para fazer um post, logo o colocarei em prática... Quero colocar os gráficos do myfxbook para turma ver como dá para fazer um pouquinho por mês e ser feliz em dolares...

    E, parabéns, pela ajuda que tu proporciona ao camarada mencionado no post, o futuro há de lhe agradecer por estes feitos, meu caro!

    Abraços.

    ResponderExcluir